sexta-feira, 4 de março de 2016

 Angra do Heroísmo, 4 de Março de 2016

Querida Prima Nícia:

Hoje ao acordar lembrei-me que é o dia do teu aniversário e então vieram-me à lembrança tantas recordações , tanto do que já passou, e tantos momentos que vivemos juntas na nossa meninice. Abri a caixa de fotos antigas e encontrei fotos dos teus pais, dos teus irmãos, dos casamentos e de outros momentos felizes, mas a que mais me encheu de nostalgia foi esta que te mando. Lembraste de como nos sentimos cúmplices, e ao mesmo tempo um pouco incomodadas, com aqueles vestidos tão diferentes do que usávamos no dia a dia? Recordo-me perfeitamente da azáfama da minha mãe para os fazer de um tecido mandado buscar à América, os folhos tiveram que ir à cidade, para uma senhora que tinha uma máquina especial, fazer o ajour na bainha, levavam um encaixe de tule com aplicações, e as luvas de croché vieram da ilha do Pico, onde havia senhoras exímias na sua confecção. E  assim depois dos laçarotes bem armados, ficámos prontas para a coroação, tu coroavas com os teus lindos e negros caracóis, e eu e a nossa amiga Benilde seriamos tuas pajens para te segurar a corôa. Que tempos felizes foram esses! E como o tempo voou!...
Lembro-me de que um dia estávamos a fazer os trabalhos da escola, eram  problemas com datas e numeração romana, que pediam para sabermos, quantos anos teria no ano MM, uma pessoa nascida em MCMXXV, e nós na nossa ingenuidade começámos a pensar quantos anos teríamos nessa data, 52 anos!!! E ríamos muito, porque na nossa simplicidade e inexperiência  pensávamos que esse tempo nunca chegaria, ou demoraria muito a chegar! Pois chegou e bem depressa, por sinal, e foi ultrapassado, e agora parece um cavalo, que sem freios, corre veloz! 
Durante estes anos todos, embora te tenhas afastado fisicamente, os nossos laços mantiveram-se porque temos genes comuns, e os laços de sangue são muito importantes, é por isso que me sinto feliz por ter tido muitos primos, para além de ti,  alguns dos quais já partiram, mas que me trataram sempre com muito carinho, cumplicidade e amizade, e por ser filha única sempre os considerei quer os meus primos paternos, quer os do lado materno, como meios - irmãos,  o que considero um luxo se comparado com as famílias actuais, com poucos filhos, o que fará com que os jovens não possam ter aquela cumplicidade atractiva e sentimental, a pessoas ligadas a eles por poderosos laços de hereditariedade, os primos!
Espero que visites a nossa ilha em breve, para nos voltarmos a encontrar e a reavivar as nossas experiência passadas. Quando isso acontecer, não me vais conhecer pois eu agora estou loira, para disfarçar os brancos, embora não haja nada que disfarce a idade!
Enfim, desejo-te um feliz dia de aniversário, e que contes muitos futuros aniversários, e mando-te a foto de presente, esperando que ela não se estrague pela viagem...

O Ivo manda-te os parabéns e um abraço ao José Agostinho.

Um Beijinho da tua prima Clara

PS: Não digas a ninguém que eu pinto o cabelo, pois ninguém deu isso e quero manter segredo... e não mostres esta carta a estranhos, porque desconfio que não iriam compreender, porque é que eu considero um primo como alguém de quem não podemos tirar proveito, mas mesmo assim gostamos muito, mesmo que esteja longe de nós, como tu estás neste momento, e que para mim, as melhores coisas que se podem dar às crianças não são coisas mas boas recordações!Obrigada por fazeres parte das recordações que eu tenho da minha infância! 



Sem comentários:

Enviar um comentário