quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Dia de Todos os Santos, Dia de Pão- Por-Deus


A igreja católica presta homenagem e venera no dia 1 de Novembro os seus santos e mártires que através das suas vidas e dos seus abnegados exemplos deram testemunho da fé cristã. Também neste dia as crianças saem à rua , em grupo,a pedir pão-por-Deus, de sacola colorida na mão, vão recebendo guloseimas e moedas.
Esta tradição , começa a misturar-se, especialmente nas cidades, com  o halloween que é uma expressão abreviada de all hallows day que significa dia de todos os santos, em inglês.
Em muitos países a noite anterior a este dia é muito importante porque se baseia na antiga  crença de que as bruxas e os fantasmas voltavam à terra para procurarem alimento e para levarem companhia para o outro mundo. Por isso, as pessoas usavam máscaras, quando saíam à noite, para não serem reconhecidas e se confundirem com os espíritos e levavam lanternas porque se acreditava que a luz e os fantasmas não se dão bem. É interessante saber estas coisas, contudo, isso não faz parte das nossas tradições, nem dos nossos usos e costumes,
Por cá temos o pão-por-Deus , as saquinhas coloridas a lengalenga __ Soca vermelha, soca rajada, tranca no c- a quem não dá nada!, a ida ao cemitério para lembrar os nossos mortos e o dia de finados ou dos fieis defuntos no qual nós rezamos pelos que estiveram junto de nós mas já partiram e esperam as nossas orações, acredito.




Antigamente havia muita pobreza e os pobres iam pedir de porta em porta e os que tinham mais um pouco expressavam a sua solidariedade dando em especial os produtos próprios da época, que a terra dava, como abóboras, milho, castanhas, pão e escaldadas que são uns bolos próprios desta época, dando origem a este costume de pedir pão- por- Deus.


Sem comentários:

Enviar um comentário