quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia dos arcanjos

A igreja católica venera hoje os três arcanjos. São Miguel, São Rafael e São Gabriel. A igreja cultiva esta devoção considerando estes arcanjos protectores e intercessores que acredita vêm do Céu em nosso socorro.
Anjo significa mensageiro mas arcanjo é o anjo principal.
 A respeito deste dia lembrei-me que no local onde nasci que então era freguesia e agora é a vila das Lajes na ilha Terceira, Açores, no domingo a seguir a este dia se venera o arcanjo São Miguel que é o orago da Vila.
São Miguel Arcanjo, segundo a bíblia é um dos sete espíritos assistentes ao trono do altíssimo, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.
É por isto que domingo é dia de procissão de São Miguel Arcanjo na vila das Lajes e a sua imagem vai em andor percorrer a artéria principal da vila a abençoar os seus habitantes e forasteiros que nesse dia tradicionalmente a visitam.
Esta é a imagem de São Miguel arcanjo da igreja da minha terra natal que costuma estar no altar- mor mas a fotografia foi tirada no dia anterior à procissão e ele foi apeado do seu lugar para ser colocado no andor e decorado a rigor, no que os lajenses são exímios!

Sem comentários:

Enviar um comentário