domingo, 21 de outubro de 2018

O sapato certo para o nosso pé

"As quedíssimas altíssimas"
Sabemos que os adjectivos são palavras que caracterizam os seres e as coisas. Pois eu convivi em tempos com uma colega para quem tudo o que tinha era o máximo: as suas roupas, os seus adornos, a sua família, a sua casa eram sempre alvo de adjectivos no mais alto grau...
Eis se não quando, certo dia, ao encontrar-me com ela, toda prazenteira me diz:
- Cheguei tarde porque fui comprar uns sapatos novos para um casamento, são de um vermelhíssimos lindíssimo e têm umas quedíssimas altíssimas!
Fiquei a olhar para ela boquiaberta. O seu ego estava tão em alta que já não lhe bastava usar o adjectivo no grau superlativo absoluto, precisou de usar, coisa inédita e gramaticalmente incorrecta, o substantivo nesse grau!
Infelizmente os tempos passam, já  não usa sapatos, nem chinelos, nem pantufas porque está acamada e eu, que também já usei "quedíssimas altíssimas", embora só em dias de festa, agora uso sapatos bem confortáveis para poder pousar os pés com segurança, pois o chão é duríssimo, usando o adjectivo preferido da minha ex colega.
 Pensando bem e concluindo,  podemos correr, saltar e pular mas a vida encarrega-se de nos proporcionar, nas alturas oportunas os sapatos certos para o nosso pé e não serão sempre "quedíssimas altíssimas ", disso podemos ter a certeza!

Sem comentários:

Enviar um comentário