sábado, 10 de dezembro de 2016

E as cameleiras floriram...

Uma lenda de natal:



Fico sempre extasiada quando, por esta altura, e de um dia para o outro, nas cameleiras do meu quintal começam a brotar lindas e coloridas camélias. Este ano não foi excepção e, apesar do mau tempo que se tem verificado, ontem deparei-me com os arbustos pintalgados de vários cambiantes cor-de-rosa. Foi aí que me lembrei de uma lenda de natal, relacionada com esta linda flor, que li há muitos anos, e que vou tentar contar,  assim a minha memória o permita! 
Há muitos muitos anos, quando todos os seres da terra falavam, num dia de Inverno  curto , frio e cinzento o vento falou aos animais, às árvores,às aves e aos arbustos e disse:
- Esta noite todos devem ficar alerta porque grande coisa vai acontecer, o quê, ou onde, não sei, mas grande coisa será, haverá um sinal, e todos devem rejubilar e dar graças porque tudo vai mudar...
Contudo, os animais, as árvores e os arbustos  duvidaram desdenhosamente do vento, e foram um a um adormecendo, com excepção de um pequeno passarinho que disse para consigo:
-Alguém tem de ficar acordado para rejubilar e dar graças , se realmente algo de extraordinário acontecer, ficarei alerta!
Nenhum arbusto ou árvore permitiu que neles se empoleirasse pois queriam dormir descansados, foi aí que um arbusto alto e sem folhas tendo pena do pobrezinho lhe disse:
- Não me importo, empoleira-te num dos meus ramos, e os dois ficaremos acordados, à espera dessa novidade!
Pela meia-noite  uma luz forte, dourada, inexplicável, apareceu, atravessou  os céus e desapareceu nos confins do mundo. E o pássaro e a árvore deram graças até de madrugada e quando as outras criaturas foram acordando, ficaram maravilhadas com com as flores lindas e cintilantes como rubis e com as folhas verde-esmeralda que adornavam  os arbustos e com um pássaro com uma plumagem escarlate, cor que representa a coragem e a firmeza, que cantava no cimo do arbusto.
É por isso que como recompensa da fé a árvore passou a ter folhas verdes, a cor da vida, e flores vermelhas, a cor do sacrifício e é por isso, acredito, que todos os anos as cameleiras se enchem de flores para que eu possa decorar a minha casa, embora este centro ainda seja muito pobre, porque as camélias ainda são poucas, mas acredito e tenho fé que mais, muitas mais, aparecerão e tenho persistência e firmeza para esperar!  


Sem comentários:

Enviar um comentário