segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Figos e gramática



Quando olho a minha enorme e antiga figueira lembro-me da minha mãe, que adorava figos com pão, lembro-me do Natal em que usamos comer figos passados, do melaço que faço com as suas cascas, dos figos pretos, que costumava ir untar e apanhar com a minha avó, numa figueira que ainda existe, mas que já não produz por não ser tratada, de figos pingo de mel, figos cristalizados,  figos secos...Lembro-me também de ter lido, não sei onde, que a figueira é a primeira planta descrita na Bíblia, quando Adão se veste com as suas folhas, ao notar que está nu, e nós a pensarmos que havia sido uma folha de videira! Enfim, lembro-me desses deliciosos frutos carnudos e suculentos que nos deliciam a todos. Mas isso é só lembrança, é só o que sucede quando olho de relance, acontece porém que hoje olhei e vi, sim porque há uma grande diferença entre o olhar e o ver...Vi que alguns dos figos da minha figueira já estão amarelinhos, macios, luzidios e de biquinho avermelhado a rir-se para mim... Foi então aí que entrou em acção  a dita gramática e, comecei a pensar com os meus botões, que é como quem diz comigo própria:
-Figos lampos, ou lampeiros, temporões, prematuros, antónimos de  frutos serôdios, aqueles que aparecem ou que amadurecem no fim da estação própria...
E para não ser serôdia, pois sempre gostei de estar em cima do acontecimento, aproveitando o que verifiquei hoje de manhã, logo, toda lampeira, temporã, isto é no tempo próprio, apressei-me a dar-te conta deste "importantíssimo" facto gramatical, que não salvará o Mundo, mas que teve o privilégio de me pôr a pensar, assim como a ti, espero, pois todos nós sabemos que uma das  principais e mais importantes vantagens do ser humano é pensar pela própria cabeça, o que  ajuda a que se mantenha lúcido e mentalmente activo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário