terça-feira, 2 de junho de 2015

Anjinhos de massa sovada

Acabadinhos de sair do forno!!!
Para quem não sabe, massa sovada é um pão doce que se faz em todas as ilhas dos Açores, com algumas variantes de ilha para ilha, e tem este nome porque para ser boa tem que ser muito sovada, ( sova tareia) tanto que os nossos avós chamavam a amassadura deste pão de sovadura. Pois embora se coma durante todo o ano é nas festas do Espírito Santo e trindade que ele tem a sua expressão máxima e abunda em todas as casas, graças a Deus!
Tendo abundância do mesmo, resolvi pôr-me a fazer experiências culinárias e fiz uns bolinhos que baptizei de "Anjinhos de massa doce". Ao sair do forno exalavam um odor maravilhoso e ficaram uma delícia então, resolvi tomar nota desta descoberta para os fazer numa próxima oportunidade e, pensando bem concluí, que como há muita massa sovada ou massa doce por aí, talvez alguém queira aproveitar esta minha descoberta . Então é assim:
Esfarela-se a massa, bem esfarelada, Uns duzentos e cinquenta gramas, mais coisa menos coisa, sou um pouco de improvisar, leva-se ao lume meio litro de leite com casca de limão e um pau de canela até ferver, ao levantar fervura junta-se a massa esfarelada e envolve-se bem. À parte leva-se ao lume meio kg de açúcar com um quarto de litro de água e levanta fervura, junta-se ao preparado anterior e deixa-se arrefecer um pouco. Batem-se 6 gemas de ovo que se envolvem lentamente no preparado da massa com o açúcar e leva-se ao lume a engrossar sem deixar ferver e pronto...
Agora é só fazer uma massinha para forrar as forminhas, rechear e levar ao forno uns 25 a 30 minutos, conforme o forno. Polvilha-se com canela, se gostar!
O pior, pior é agora lavar as benditas das forminhas, é ainda pior do que comer estes deliciosos docinhos!


Sem comentários:

Enviar um comentário