terça-feira, 31 de março de 2015

Dia de Ramos na Matriz da Horta:

Dia de Ramos na Matriz da Horta:
Domingo passado foi dia de ramos! O dia em que a igreja lembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, antes da sua paixão e morte.O povo cortou ramos e ramagens de árvores, para cobrir o chão onde jesus passava montado num jumento e aclamou-o com ramos de palmeiras.
Abrindo,este dia, a Semana Santa, a Igreja costuma recriar o episódio bíblico que atrás se descreve o que aconteceu também, na igreja de São Salvador na freguesia da Matr
iz da cidade da Horta, um edifício monumental de estrutura conventual,
o que presenciei de passagem:
As pessoas apressavam-se a entrar na igreja com os seus fatos domingueiros e de tons escuros, como é de praxe, e antes de entrarem acercavam-se de grandes cestos de vimes repletos de ramos de palmeiras e levavam alguns ramos para serem benzidos e depois levados para casa, os quais acredita-se, .devem ser conservados ao longo do ano.
Neste dia já se comem folares e amêndoas e no continente come-se bola- de- carne .
Quando eu era criança, tenho ideia de se chamar a este dia "dia de grãos", porque a minha mãe dizia que não se metiam folhas na panela, portanto, fazia-se canja com arroz, sopa de grão, papas de arroz, milho cozido etc., isto numa referência clara, aos ramos que aclamaram Jesus!



Sem comentários:

Enviar um comentário