quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Licores Caseiros/A Mijinha do Menino




Licores são bebidas alcoólicas doces e aromatizadas, às quais se juntam os corantes adequados. Segundo apurei na Wikipédia o termo licor vem do latim  "liquifacere" isto é liquefazer ou dissolver.
Retenho recordações da minha infância  de licores caseiros feitos pela minha mãe para a "Mijinha do Menino Jesus" ,visto que à altura não havia destes produtos comercializáveis. Pelo Natal as pessoas amigas e familiares, aqui na ilha Terceira-Açores, iam de casa em casa para provar a "mijinha do Menino".
 Depois de ter a minha casa resolvi armar-me em esperta e fazer um licor de leite mas foi uma aventura que não deu certo e que não quis repetir.Contudo, nestes últimos anos, perto da época de Natal, dava por mim a olhar para algumas bonitas licoreiras que eram da minha mãe e pensava em licores das mais variadas cores e sabores, não de leite que aquilo é muito complicado!
Pois aí estão, coloridos, bastinhos e docinhos mas não muito fortes para todos os poderem saborear... 
A esperança média  de vida tem vindo a aumentar, penso que este fenómeno se está a verificar para que as pessoas tenham oportunidade de pôr em prática todas as experiências da sua juventude, como eu fiz este ano, com os licores de Natal e quanto a isso coragem experimenta e faz os mais variados licores pois uma característica da falta de experiência é que quando temos pouca podemos arranjar muita. 

Sem comentários:

Enviar um comentário