quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia de finados

















Este início de semana foi dedicado ao espírito, celebrou-se o dia de Todos os Santos e o dia dos Fieis Defuntos que neste dia são lembrados de uma maneira especial .
Lembrei-me muito de amigos e familiares que já partiram mas sobretudo dos meus pais  que foram como os carvalhos que estendem  amplamente os galhos, eles abriram os ramos e deixaram que eu crescesse à sua sombra , dando passagem às gerações seguintes.
É assim que devemos ser, ao contrário da faia  que cresce recta, em direcção ao céu sem dar sombra aos que se seguem, estamos destinados a abrir caminho para os nossos descendentes .
Contudo, embora esta seja a lei da vida, devemos gratidão e saudade por todos os que já partiram, pelo que foram, pela coragem que demonstraram, pelo exemplo que nos transmitiram  e pelos legados materiais ou imateriais que nos deixaram!
Que descansem em paz, sempre com um lugar cativo nas nossas memórias e nos nossos corações...

1 comentário:

  1. Estou plenamente de acordo consigo, mas quero acrescentar uma grande preocupação que tenho.
    Com a grande falta de respeito que há por aí eu temo que já não tarda muito para que os nossos descendentes nem se lembrem de nós nesta quadra quando partirmos para a eternidade, mas sim de bruxos e bruxas e outras coisas mais utilizando símbolos como caveiras, cruzes, caixões, ossos etc..., para seu grande divertimento nesta quadra. Julgam agora essas ocas cabeças, que vão viver eternamente. Enfim, tudo o que não presta e que é importado é deliciosamente aproveitado para gaúdeo de quem não pára para pensar e que não se lembra da velha frase que diz "LEMBRA-TE QUE ÉS PÓ E QUE EM PÓ TE HÁS-DE TORNAR ". Só nos faltava mesmo entrar nesta dança uma americanisse pura, como tantas outras que cá vieram parar, eu estou a lembrar-me das árvores de Natal que estão substituindo a mais pura essência da quadra Natalicia que eram os nossos belos presépios,pois já não basta para divertimento o Carnaval que são 3 dias e nesta quadra também 3 que são "As bruxas a anteceder os Santos e os Fieís defuntos. E muito mais haveria para dizer, mas fico-me por aqui.
    José Henrique Gonçalves de Sousa

    ResponderEliminar