domingo, 17 de outubro de 2010

Sobre a história do pão


De um amigo nosso, o Sr. José H. Gonçalves, recebi estas fotos, que agradeço as quais ilustram claramente o que eu queria dizer  quando  escrevi sobre o dia do pão. Não resisti em publicá-las porque elas falam muito mais alto e muito mais claro do que as minhas pobres palavras.
São situações que já não se vivem e que os nossos jovens perderam para sempre, embora tenham outras vivências também com o seu valor.
 Resta-nos a obrigação moral de passar toda esta riqueza etnográfica aos vindouros.

1 comentário:

  1. Gostei muito de ver as fotografias de algumas peças do meu espólio etnográfico a ilustrar o Dia do Pão, que com muitas outras eram expostas no meu páteo na Carreirinha por altura do pézinho do Divino Espírito Santo do Império do Largo de S. Bento e que permitiam elaborar diversos quadros relacionados com a desfolhada,debulha e pesagem do milho, serração de madeira, lavar e estender da roupa, buscar a água ao chafariz, as mesas postas na cozinha e no meio da casa, os chocalhos do gado a matança do porco e todos os seus utensílios etc.,em que normalmente eu era criador de gado para a festa e que com a minha família recebia os agradecimentos e também algumas piadas apropriadas e que provocavam o riso feitas em quadras em duas voltas, dos seis cantadores que normalmente lá íam e que por fim juntamente com os meus convidados saboreavam alguns petiscos regionais,isto evidentemente enquanto a saúde o permitiu e que me deixou muitas saúdades.Tenho para recordação 4 dvds de 4 anos seguidos filmados pelo meu amigo Ivo Faria da Rosa, marido da autora deste blogue.
    José Henrique Gonçalves de Sousa

    ResponderEliminar