quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mimos da Golegã

Na feira da Golegã não apreciei só os cavalos e as suas exibições pelas ruas e no picadeiro, mas também a grande variedade de produtos locais, o seu artesanato, as suas casas tão cuidadas, exposições, a sua igreja junto da qual podemos ver uma homenagem ao toureiro Manuel dos Santos, de quem ouvia falar em criança. Enfim, os pontos de interesse foram mais do que muitos para uma visita tão rápida como a que eu fiz a esta aprazível vila ribatejana. 


1 comentário:

  1. Eu conheço algumas localidades do Ribatejo, e estou a lembrar-me sobretudo de Vila Franca de Xira, onde me desloquei algumas vezes quando estava na tropa no continente e sei que lá se come muito bem sobretudo no que se refere a pratos cozinhados com carne bovina. Também lá comi Sopa de Pedra. Quanto à Golegã passei por lá muito brevemente mas não em altura de Feira.Sei que é terra onde se criam dos melhores cavalos do País que custam muitos milhares de euros e que são expostos naquela Feira pelo S. Martinho.Gostei muito das Lezírias, onde se podem observar grandes manadas de toiros com grande arcaboiço e que se destinam às touradas de praça de todo o país.Também me impressionaram muito os campinos com os seus barretes vermelhos e verdes a cavalo entre os toiros deslocando-os para os sítios convenientes de modo a serem enjaulados para essas touradas e o seu Grupo de Forcados é dos melhores do País. Viva O Ribatejo, Viva Vila Franca de Xira, Viva a Golegã, Viva os seus Cavalos, os seus Toiros, os seus Forcados e os seus Campinos e sobretudo as suas Lezírias com quilómetros de extensão.

    José Henrique Gonçalves de Sousa

    ResponderEliminar