segunda-feira, 31 de maio de 2010

Festas das Bicas de Cabo Verde/ S.Pedro - 2010






A comissão das festas empenhou-se ao longo do ano, lutando contra várias " intempéries", sendo  a  pior de todas a morte súbita de um dos seus elementos. Contudo, lá resolveram  cumprir a tarefa a que se tinham proposto,continuando unidos e empenhados em preservar a tradição do lugar que ao longo dos tempos tem feito as  suas festas em louvor do Divino Espírito Santo.
Sendo um local pequeno, pertencente à freguesia de São Pedro em Angra do Heroísmo, é um lugar calmo e pitoresco com um misto de características citadinas e rurais atendendo  à sua proximidade  a Angra do Heroísmo e à existência das suas grandes e arborizadas quintas.
Estas festas, quanto a mim, são importantes não só pelo cunho religioso que é o núcleo central das mesmas, mas também para aproximar as pessoas que convivem mais nestas alturas e também para que o lugar tenha a oportunidade de se afirmar e de se divulgar, para que todos saibam que embora pequenos, temos as nossas raízes e estamos aqui, avistando a Penha de França, desfrutando o cheiro das faias e exercendo, na nossa pequenez, o nosso papel de cidadania.


E foi pensando assim que se aproximou a data estipulada e se puseram mãos à obra para alindar o império e embandeirar  e iluminar as suas redondezas.




Depois limpou-se o interior do império e decorou-se o altar que ficou à espera do Senhor Espírito Santo.

Ontem, apesar da chuva, fez-se a mudança da coroa para o império, rezou-se o terço e vai seguir-se a festa programada com terço rezado, todos os dias, distribuição de carne, pão e vinho pelos irmãos do império, touradas, coroação, bodo de leite e mais algumas actividades profanas que se tiver tempo, registarei neste espaço, para que posteriormente possamos relembrar o que se fez, tudo em louvor do Divino Espírito Santo! Nunca é demais lembrar...
Tudo isto, tendo sempre na lembrança o elemento da comissão que partiu  e que tanto entusiasmo e boa -vontade estava a empenhar neste projecto, o amigo, Fernando Pereira.