quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

E as poinsétias floriram!


A poinsétia é uma flor conhecida no Brasil pelos engraçados nomes de bico-de-papagaio, rabo-de-arara ou simplesmente papagaio é originária do México onde é conhecida por cardeal, flor de Natal ou estrela de Natal.
As suas folhas são semelhantes a pétalas e floresce no solestício de Inverno que coincide com o Natal.
Sendo originária do México corre por lá uma lenda que explica a sua relação com esta data festiva:
Pepita, uma pobre menina, andava triste porque não tinha nada para oferecer ao Menino Jesus na noite de Natal.
Muito desanimada, acompanhada pelo primo, a caminho da capela local, falava do seu desapontamento enquanto este  lhe explica que o mais humilde presente, dado com verdadeiro amor é valioso aos olhos de Jesus.
Pepita, ouvindo isto, colheu folhagens comuns que se encontravam na beira da estrada, formando um simples ramalhete que ao entrar na igreja depositou junto do presépio.Repentinamente, as folhagens verdes transformaram-se em flores de um vermelho vivo e todos os que ali estavam tiveram a certeza que assistiam a um verdadeiro milagre de natal. A partir daí, essa flor ficou associada ao Natal e floresce durante essa época!
Eu também, como Pepita, todos os anos espero ansiosamente que as minhas poinsétias floresçam para alegrar a nossa casa. Contudo este ano, com os ventos fortes, as plantas ficaram muito estragadas parecendo que não iam florir, mas por volta do dia de Natal deram, embora com menos pujança do que é habitual, um ar da sua graça e cumpriram o seu papel alegrando e colorindo o ambiente  circundante.
Foi um pequeno milagre, porque é sempre uma coisa maravilhosa e misteriosa o brotar de uma flor por mais simples que seja...

As poinsétias floriram|!