domingo, 21 de setembro de 2014

Meninas- Pra - Escola
Pois é, ao ouvir falar do reinício do ano lectivo, que teve lugar hoje, lembrei-me das minhas bellas-donnas ou donnas- bellas de nome científico " Amaryllis belladonna" que este ano ainda não floriram talvez devido ao tempo instável que se tem verificado .
O nome popular de Meninas- pra -escola deve-se ao facto desta planta perene e bolbosa, parecida com o lírio e de tons rosáceos e branco, florescer, por cá nas bermas das estradas e em jardins, quintas e quintais, salpicando tudo de cor e alegria no mês em que começam as aulas , como que num aviso de que a escola está prestes a reiniciar e as férias a acabar!
Aqui estão Meninas -Pra- Escola com votos de feliz e profícuo ano lectivo para alunos e professores numa escola em que prevaleça um ensino de qualidade com oportunidades para todos quaisquer que sejam as condições sociais, económicas, culturais de raças ou credos e em que os professores se sintam apoiados, respeitados e valorizados !

Foto: Meninas- Pra - Escola
Pois é, ao ouvir falar do reinício do ano lectivo, que teve  lugar hoje, lembrei-me  das minhas bellas-donnas ou donnas- bellas de nome científico " Amaryllis belladonna" que este ano ainda não floriram talvez devido ao tempo instável que se tem verificado .
O nome popular de Meninas- pra -escola deve-se ao facto desta planta  perene e bolbosa, parecida com o lírio e de tons rosáceos e branco, florescer, por cá nas bermas das estradas e em jardins, quintas e quintais, salpicando tudo de cor e alegria no mês em que começam as aulas , como que num aviso de que a escola está prestes a reiniciar  e as férias a acabar!
Aqui estão Meninas -Pra- Escola com votos de feliz  e profícuo ano lectivo para alunos e professores numa escola em que prevaleça um ensino de qualidade com oportunidades para todos quaisquer que sejam as  condições sociais, económicas,  culturais de raças ou credos e em que os professores se sintam apoiados, respeitados e valorizados !

Olfactos e companhia:


Adoro ler, para mim ler ajuda-me a aprofundar, a pensar,  a compreender  a vida,  os sentimentos e os actos. Sem as leituras que tenho feito, não seria a pessoa que sou, porque a leitura ensinou-me a fazer a vida valer a pena e a entender o porquê da mesma.

Quando tenho um momento disponível e me sento com um livro aberto sinto-me num oásis e atinjo o céu quando posso aceder ao luxo de comprar um livro só para mim. Sim sou egoísta, podes pensar isso de mim, porque é verdade, adoro ter um livro onde  possa sublinhar, riscar, anotar, dobrar folhas, reler e treler certas passagens e claro que não vou fazer isso, num livro que não é meu!
Hoje, após o almoço, comecei a ler  um livro novo escrito por Valter Hugo Mãe, um dos principais nomes da actual literatura portuguesa e ao abri-lo lembrei-me de um trabalho que fazia com os meus alunos quando estudávamos os sentidos mais concretamente o olfacto. Após serem distribuídas pequenas tiras de papel cada aluno tinha a tarefa  de pensar no cheiro preferido e escrevê-lo. Ao serem lidos, em grupo, as preferências de cada um,  era um reviver de memórias e apareciam as preferências mais dispares:
Cheiro de:
 -Desinfectante,
- Batatas a fritar,
-Carne assada no forno,
-Sabão em pó.
-Rosas,
-Flores,
-Bolo no forno,
-O perfume da mãe,
-Gasolina,
-Laranja,
-Cachorro quente,
-Chuva a cair na terra,
-Bebé com pó de talco,
-Casa pintada de fresco.
Era então altura de todos se pronunciarem com mais esta ou aquela preferência após o que vinha a inevitável pergunta:
-E a professora , qual é o seu cheiro preferido?
Eu então fechava os olhos, via-me com um livro novo na mão, prestes a ser aberto, folheado, profanado, admirado, bebido, as minhas narinas absorviam o cheiro de tinta da impressão e da amálgama de cola e papel novo e  dilatavam-se numa delícia ante-gozada e respondia:
-O meu cheiro preferido é o cheiro  de um livro novo!
Esta era a minha resposta , agora a minha pergunta é a seguinte:
E tu, amiga que me lês, qual é o teu cheiro preferido?