sábado, 9 de outubro de 2021

OS BRINCOS DA RAINHA:

AGARRAR A FELICIDADE,

Estou a ler um livro escrito por Maria Helena Ventura, escritora com trabalhos publicados nas áreas da sociologia, da educação e da cultura, intitulado  " ONDE VAIS ISABEL?" que narra a vida da rainha santa Isabel desde que proferiu, em Aragão, a fórmula de aceitação em presença dos procuradores do rei de Portugal, que  depois seria complementada com bênçãos nupciais numa igreja de Portugal e com a presença do noivo, o rei D. Dinis, passando pela descrição da viagem, pela sua vida dedicada aos pobres e à causa da igreja e pelo que sofreu com o rei que embora a amasse e admirasse era um mulherengo que fazia bastardos por todo o lado, até à sua morte.

Não é um livro de leitura fácil mas vicioso e, a páginas tantas , que é como que diz, em certo momento, a dada altura, a escritora conta-nos que, na sua longa caminhada para Portugal a rainha pernoitou, com o seu séquito em Vila-Flor e que pela manhã recebeu a visita de um judeu, ourives, para lhe ofertar uns brincos em forma de mão aberta, que fizeram  sorrir D. Isabel...

" -Para vós senhora, agarrai a felicidade, quando ela passar por perto!

-E porque o dizeis assim de modo triste?

-Porque poucos de nós o sabem fazer. Andamos tão distraídos com vontade de prosperar, que nem vemos o que  realmente importa!"

E lá se foi às arrecuas entre vénias e salamaleques deixando a rainha tão agradada com o presente e com a mensagem que, mais tarde, mandou desenhar o símbolo dos brincos num lote de papel de carta cor rosa malva desmaiado para si e outro lote verde muito esbatido para D. Dinis, para que nunca  se esquecessem de agarrar cada momento de felicidade...

Cinco séculos depois, já na IV dinastia, a rainha D. Maria II visitou Viana do Castelo onde lhe foram oferecidos uns brincos de filigrana, ouro ou prata rendilhada, trabalho de um saber intemporal, cujo modelo ficou conhecido por brincos de rainha que têm sido replicados ao longo dos tempos, até a rainha Letízia de Espanha recebeu um belo exemplar desses brincos oferecidos pelo presidente da República de Portugal Dr. Marcelo Rebelo de Sousa numa visita que efetuou ao país vizinho.

E, para terminar aqui te mostro os meus brincos, desse  modelo, que uso em dias especiais, que não fazem de mim  rainha mas, quando os uso sinto- me bem e tento viver e agarrar aquele momento especial e de felicidade.  Faz o mesmo com ou sem brincos, é só querer!