sábado, 11 de abril de 2020

Vitória da luz sobre as trevas:


Para mim, a Páscoa define-se como a vitória da vida sobre a morte, da alegria sobre a tristeza, da luz sobre a escuridão... É por isso que entendo ser mais do que adequado falar-te desta peça, que em tempos antigos iluminava muita gente:  Uma candeia ou candeeiro de azeite, peça muito antiga, artesanal, feita por funileiros, em latão, liga cujo elemento principal é o cobre.
Segundo li, num blogue chamado "As velharias do Luís",em tempos idos, quase todas as famílias que tinham algumas posses, possuíam uma peça destas isto mais no Continente português do que nas ilhas,
Alto e elegante, este meu candeeiro que agora, como é óbvio, só funciona como peça decorativa, com 90 cm de altura, quatro bicos, um reflector regulável, com uma pega trabalhada que serve para o transportar de um lugar para o outro, um reservatório ou depósito, bojudo, para pôr  o azeite  e muitos penduricalhos, cada um com a sua função: O espevitador para puxar o pavio, o apagador, o morrãozeiro que empurra o pavio para dentro dos bicos  e um pequeno balde para pôr os morrões. Isto também fiquei a saber no blogue acima citado.
Também era habitual chamar-se a estas candeias, candeia de velório porque eram usados sobre uma cómoda ladeando um crucifixo nos velórios, quando estes se faziam em casa.
Enfim outros tempos, outras gentes, ou mudam-se os tempos mudam-se os hábitos, como costumo dizer, o que não muda é o facto de o homem necessitar de luz interior para viver uma vida feliz e fugir, isto é, afastar-se da escuridão e das trevas...
Boa Páscoa, com muita luz!