quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Menino Mija?


O menino Mija? -

Nos Açores, após a consoada, as mesa continuam postas com doces caseiros e uma variedade de salgadinhos uns mais tradicionais, outros de características mais recentes, assim como uma variedade de licores e bebidas de várias qualidades para se  receberem familiares e amigos para a chamada mijinha do menino.É uma antiga tradição, pois os nossos antepassados aproveitavam esta época para visitar os presépios, iam a pé e descalços, alegremente acompanhados por instrumentos musicais. Apreciavam o presépio de figuras de barro e leivas, uns mais elaborados do que outros e bebiam o que havia, na Terceira licores de leite e tangerina assim como aguardente e angelica enquanto conversavam enxugando a bebida com figos passados. Longe vão esses dias agora as mesas são mais recheadas com produtos que vêm de fora, mas o espírito continua o mesmo, confraternizar celebrar um nascimento. O nascimento de um Menino cuja mijinha todos querem saborear...
Se vieres aos Açores, por esta altura do ano, e ouvires a expressão: " O menino Mija", não te admires a pergunta tem a ver com qualquer coisa que se coma e beba para aquecer . É uma expressão que para mim é bonit, significativa e singela  e que envolve  e caracteriza muito do que é o povo da minha terra e dos Açores de um modo geral ...
E por aí, o Menino mija?

Concurso de montras

Pela altura do Natal, penso que organizado pela Câmara do Comércio, houve em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, um concurso de montras cujo vencedor foi a pastelaria " O Forno", com uma decoração  adequada à época e com bolos demonstrativos da arte, habilidade e bom gosto da sua proprietária Ana Maria Costa que confecciona, no seu estabelecimento, muitas delícias de sabor tradicional cujas receitas foram ao que sei, herança de família.
Séneca, um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano disse que "nunca nenhum homem foi sábio por acaso" o que se aplica a este caso concreto em que Ana Maria reproduz ao milímetro as receitas típicas bebidas no seu ambiente familiar que empregavam  somente os produtos existentes no mercado local, apenas com uma ligeira variante na apresentação.
 Deste modo deu-se um caso de sucesso, porque uma mulher teve a inteligência voluntariosa e a sabedoria de aproveitar os sabores, cheiros e sabedorias da sua infãncia  que, por acaso, poder-se iam ter perdido não fora o seu querer, e ainda bem que isso não aconteceu!