terça-feira, 30 de junho de 2020

Nada a esconder...

Lição de vida:

Li há tempos uma história, muito engraçada, que falava do nervosismo de uma jovem no primeiro dia em que foi a casa dos pais do namorado. Indo a caminho, constatou que tinha os sapatos sujos e, resolveu limpá-los com um guardanapo de papel, com que tinha embrulhado uma sandes de presunto. Ao chegar à casa do noivo foi recebida e cumprimentada com agrado pelos pais do rapaz e farejada pelo cachorro da casa que não a largou por sentir o cheiro do presunto.
Na hora da despedida, foi elogiada pelos pais do noivo que fizeram referência ao cachorro que não tinha o hábito de ser dócil e que tinha gostado dela sabendo julgar o carácter das pessoas.
-Se o cachorro gostou de você - disseram eles -  para nós isso é um sinal e será um prazer recebê-la como um novo elemento da nossa pequena família!
Estando nas Lajes, freguesia hoje vila, onde nasci e me fiz mulher, a restaurar a casa dos meus pais, lembrei-me desta história deles e do primeiro dia que me acompanharam a casa do meu noivo, hoje marido. Fomos recebidos também com muita gentileza, à semelhança da história anterior, e para nos integrarem no seu ambiente mostraram-nos as várias divisões da sua casa, grande e boa, uma casa da cidade, como se dizia na altura...
Chegou o dia de se retribuir a visita e lá vieram, em dia de festa, os novos familiares a nossa casa.
Minha mãe, que era a especialista em etiqueta, como dizia o meu pai a brincar, resolveu também mostrar a nossa casa simples mas na qual nos sentíamos muito bem e onde éramos felizes.
- Mas - disse eu - é uma casa simples, não tem nada de especial para mostrar!
- Não tem nada para mostrar, ou tem pouco para mostrar, se comparada com a vossa casa - diz o meu pai prontamente - mas também não tem  nada a esconder, o que já é muito bom!
Esta foi uma das mais importantes lições de vida que recebi do meu pai e que nunca esqueci, mesmo que tenhamos pouco a mostrar, se não tivermos nada a esconder, já é uma grande riqueza...
É por isso que estou a restaurar, com orgulho e vontade, a nossa casa das Lajes, porque ela me traz gratas e doces recordações como esta!
E aqui vai a nossa foto tirada em 1971,contemporânea desta história que te conto.