domingo, 14 de abril de 2019

Brinquedo raro e histórico:



Lembro-me muito da minha infância, época calma em que era tratada com mimo e carinho e que, a esta distância, me parece ter sido maravilhosa. Quando a recordo sinto-me como que iluminada por uma luz interior que me deixa muito feliz.
Guardo uma recordação muito viva de  Páscoas distantes em que não havia essas deliciosas amêndoas nem os coloridos  ovos de chocolate que nos deliciam, ou talvez existissem só que não era com tanta abundância e também não  abundava o dinheiro para os comprar que, como dizia a minha mãe, não era para gastar nessas "frescuras" mas em coisas mais necessárias! Pronto e lá ficávamos pelos folares, que ela cozia no formo de lenha, nos quais punha ovos em abundância porque não eram comprados.
Portanto a nossa Páscoa era: folares. igreja, igreja, igreja, a ceia grande e o dia de Páscoa com um almoço melhorado, mas tudo de casa... Lá ia a minha mãe ao curral e agarrava a melhor galinha para esse dia!
Porém, na primeira metade da década de cinquenta, calculo eu, aconteceu uma coisa extraordinária para mim, recebi de presente duas pequenas galinhas de plástico duro, uma branca e outra amarela, que ao serem pressionadas abriam as asas e punham pequenos ovos de plástico !
Passei toda a Páscoa sentada na mesa da cozinha a brincar, de tal modo que um dos brinquedos se partiu, ficou o que te mostro, que considero um brinquedo raro e histórico, quando o olho, um sorriso enorme desenhasse-me no meu rosto e  rodeia-me um cheiro da minha infância que me lembra tudo o que se tinha apagado da minha memória!
Boa Páscoa!













Dia de Ramos/Dia de Grãos


"Grabanzo"

   Preparando o almoço de hoje, lembrei-me de minha mãe que dizia que dia de ramos é dia de grãos porque não se devem comer ramos, isto é folhas de hortaliças neste dia, isto numa clara alusão aos ramos que aclamaram Jesus ao entrar em Jerusalém.
 Por isso comíamos, nesse dia, canja com arroz,ervilhas,milho cozido, papas de arroz que eram " primas" do arroz doce, como dizia a minha mãe, porque eram feitas com menos ingredientes, feijão, papas grossas  e sopa de grão que  o meu pai chamava gravanço e eu pensava que ele, por ser iletrado, estava a dizer mal e só mais tarde fiquei a saber que a palavra que ele usava era um aportuguesamento de "grabanzo" da vizinha Espanha. Afinal ele sabia muito mais do que eu que passava os dias na escola, enquanto ele labutava de sol a sol...
Ainda  mantenho esses hábitos porque afinal há tantos dias para comermos as outras coisas que não custa nada cultivar esta tradição que não sei se é só da minha família ou se mais alguém tinha este hábito, mas que para mim tem um sabor e um sentido muito peculiar.
Pelo que te contei penso que te será fácil adivinhar ou calcular de que constará o nosso almoço de hoje, Dia de Ramos / Dia de Grãos!