sexta-feira, 29 de março de 2024

Jogos de Páscoa:

 Não sei se, atualmente, as crianças e os  jovens têm maneiras especiais de se  divertirem na época de Pascoa, quanto a mim, lembro-me muito bem do jogo do Belamento ou Belamente que me divertia bastante. 

 Primeiro havia que encontrar o parceiro ou parceiros que quisessem jogar connosco, depois, era necessário falar com a mãe para saber se ela autorizava pois, em caso de derrota tinha que se dar o prémio ao adversário. Posto isto combinavam-se as regras e a data do início do jogo e aí começava o desassossego.

Uma vez por dia ou duas, de manhã e à tarde, lá se vigiava o adversário para se ser o primeiro a gritar bem alto, para que não houvesse dúvidas,  BELAMENTO!, Por vezes, viviam-se momentos bem caricatos na ânsia de apanhar o outro jogador desprevenido...

Diariamente, fazia-se a contabilidade e numa folha de papel, iam-se registando com um simples risco ao alto os belamentos que se contavam na véspera do dia de Páscoa para se saber quem tinha mais riscos e portanto, quem era o vencedor que teria o prémio, normalmente um embrulhinho de amêndoas.

Pode parecer uma brincadeira ingénua e sem graça se comparada com  os brinquedos e jogos tão sofisticados  da atualidade  contudo, se pensarmos bem, podemos concluir o que de riqueza ao nível do desenvolvimento isto pode trazer à pessoa: interação com os outros, a procura do momento certo, o saber esperar pela oportunidade, o registar, o comparar, o aceitar que o parceiro foi mais perspicaz, o rir com ele, enfim, parece que quem jogou o Belamento  teve oportunidade de aprender a ler , um pouco, a vida!

Votos de Uma Feliz Páscoa e.... BELAMENTO!