quarta-feira, 3 de junho de 2020

A maçã podre:



Junto com a foto que aqui inseri, no dia da criança, encontrei esta do mesmo grupo, mas de um ano diferente, está amorosa, até me ri sozinha ao ver os dois lá atrás de braços cruzados, numa pose de homenzinhos e o Labandeira, sentado no muro à esquerda, com aquele seu ar agarotado. e o Cláudio e o Nuno no muro à direita, com as nuvens à volta da cabeça, parecem anjos no céu!
Mas hoje vou contar uma história de outro aluno, o José Cardoso que está sentado entre a Raquel  e o Edgar e veste camisa branca. O José era um pouco mais velho do que os companheiros e tinha a sua exploração de galinhas, nos terrenos do pai, na Grota do Vale, eu até dizia a brincar que era o meu aluno avicultor.
Os alunos geralmente iam a casa almoçar e certo dia o José foi a casa almoçar e despachou-se depressa para vir jogar à bola com os companheiros, antes porém, entrou na sala para me visitar, nem que já não me visse há muito tempo!
-Então José - Pergunto eu - que tal foi o almoço?
- Para consolar - responde -  dois ovos estrelados, das minhas galinhas, linguiça frita, uma pratada de batatas fritas, um chocolate que comprei na venda - de registar que ele tinha o seu próprio dinheiro, pois vendia os ovos da sua exploração -  e ainda trago esta maçã! remata, muito satisfeito...
- Ó homem, não podes comer mais agora - digo eu - deixa aí na mesa a maçã para comeres no intervalo!
E lá continuou ele de cotovelos fincados na minha secretária e com a cara entre as mãos, a ver-me corrigir os trabalhos até  que, naturalmente depois de muito pensar, diz:
- A Senhora professora pode ficar com a maçã para si, eu ofereço, mesmo não ia comê-la porque está meia podre!
- Ó garoto, ias oferecer-me uma maçã podre! - digo eu entre o zangado e o divertido...
Ao que ele  responde já a caminho da porta, de olhos gaiatos e na cara um sorriso divertido:
Ainda se aproveita alguma coisa!...
E lá foi ele, para a brincadeira, para o sol, para a vida!!!
Humildemente confesso: - sinto-me muito orgulhosa e grata por a vida me ter proporcionado momentos como este, não me importava nada que alguma criança me voltasse a oferecer uma maçã meia podre. Saudades!