domingo, 13 de abril de 2014

Procissão de Ramos

Domingo de Ramos na paroquial de São Pedro de Angra




Fui à Missa à igreja de São Pedro de Angra, esta estava decorada com ramos verdes que lembravam o simbolismo do dia...
O sacerdote,  chegou em procissão com muitos fieis que transportavam ramos e cestas repletas de ramos abençoados, que iam sendo distribuídos pelos fieis para os levarem para casa e os guardarem durante o ano.


Isto tudo numa clara alusão à entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, para celebrar a Páscoa Judaica, montado num jumento e aclamado pela população como o Messias.
Esta festa litúrgica  abre a Semana Santa ou semana maior que termina com o Domingo de Páscoa e a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, depois de ter sido crucificado.
Também trouxe um ramo para casa e lembrei-me da minha mãe que guardava o ramo, depois de seco, detrás de um quadro, para manter a casa abençoada, como ela dizia, 
 O meu ramo abençoado, fica agora a secar. Depois como em muitos actos da minha vida, vou seguir o exemplo de minha mãe e guardá-lo até ao ano que vem, acredito que ele abençoará a minha casa e a minha família.

Dia de Ramos/Dia de Grãos


  Quando prepara o almoço de hoje, lembrei-me de minha mãe que dizia que dia de ramos é dia de grãos porque não se devem comer ramos, isto é folhas de hortaliças neste dia, isto numa clara alusão aos ramos que aclamaram Jesus ao entrar em Jerusalém.
 Por isso comíamos, nesse dia, canja com arroz,ervilhas,milho cozido, papas de arroz que eram " primas" do arroz doce, como dizia a minha mãe, porque eram feitas com menos ingredientes, feijão, papas grossas  e sopa de grão que  o meu pai chamava gravanço e eu pensava que ele, por ser iletrado, estava a dizer mal e só mais tarde fiquei a saber que a palavra que ele usava era um aportuguesamento de "grabanzo" da vizinha Espanha. Afinal ele sabia muito mais do que eu que passava os dias na escola, enquanto ele labutava de sol a sol...
Ainda  mantenho esses hábitos porque afinal há tantos dias para comermos as outras coisas que não custa nada cultivar esta tradição que não sei se é só da minha família ou se mais alguém tinha este hábito, mas que para mim tem um sabor e um sentido muito peculiar.
Pelo que te contei penso que te será fácil adivinhar ou calcular de que constou o nosso almoço de hoje, Dia de Ramos / Dia de Grãos! 



Dia internacional do beijo







Beijo é o toque dos lábios em ou com qualquer coisa, normalmente numa pessoa.
No Ocidente, o beijo, é considerado um gesto de afeição. Entre amigos é utilizado como despedida e ou cumprimento. Um beijo dado na boca de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica e tem, quase sempre, conotação sexual. O beijo pode ser um sinal de reverência, por exemplo quando beijamos o anel do papa ou do bispo.
Quando eu era criança, ensinaram-me a beijar a mão dos familiares mais velhos, pais, padrinhos, avós e tios e a pedir-lhes a bênção
Neste dia internacional do beijo abri esta página para te deixar um beijinho , sincero e respeitoso e beijar, com reverência, as mãos dos meus pais  e outros antepassados, onde quer que estejam, por tudo o que  foram e representaram para  mim! 
Um beijinho da Clara!!!