quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A minha amiguinha Bárbara

 A minha amiguinha Bárbara Coelho veio fazer-me uma visita de Natal, trouxe-me este delicioso bolo "embrulhado" em muito carinho e atenção. Fiquei contente  e pensei que quando era criança, a minha mãe  me mandava ir levar "presentes" às pessoas amigas, ela gostava de partilhar do que tínhamos, e eu ia muito contente . Diz-se que a saudade é a memória do coração e eu sinto muita saudade desse tempo, uma saudade, doce e quente que me envolve nas minhas memórias e me invade o coração...
Pús-me a pensar que, os pais da Bárbara ao incentivarem-na a vir até mim, estão a praticar uma atitude pedagógica que perdurará e a marcará pela vida fora, como aconteceu comigo, e também pensei na razão de gostar tanto desta menina encantadora o que me transportou uma vez mais à minha infância e aos dias que a minha mãe, tendo muito trabalho, pois tinha as lides domésticas e era costureira, me punha à janela, para que me distraísse e eu conversava com os nossos vizinhos que iam passando, sempre fui muito tagarela, não é de agora!
Já fui criança, como a Bárbara, por isso gosto de ser carinhosa com ela  e com todos os jovens e procuro ser compassiva com os idosos porque não tardarei lá e simpática com os que se esforçam para vencer e compreensiva com os fracos e injustos pois ao longo da vida passamos por tudo isto.
São estes valores, entre outros, que eu desejo muito que a Bárbara adquira, o carinho, a compaixão. a compreensão, a simpatia, a tolerância, entre brinquedos e presentes de Natal, claro!