domingo, 12 de junho de 2022

 

Crenças:

Hoje é o domingo da Trindade e, na Terceira, o dia do segundo bodo , como dizemos, e houve coroações, sopa cozido, arroz-doce, pão e vinho em abundância para toda a gente, em louvor do Divino Espírito Santo. Houve também em abundância, brindreiras de cabeça airosa que foram distribuídas nos terreiros, a quem lá se apresentou. Muito curioso é a velha crença de guardar uma cabeça da brindeira de um ano para o outro.
 Aqui te mostro a cabeça de um pão do bodo de 2019, esteve dois anos inteirinhos, muito arrumadinho num canto da gaveta dos panos da loiça e aqui está ela durinha nem pedra, mas bolor nem vê-lo, estava à espera da cabeça da brindeira deste ano para ser substituída!
As nossas antepassadas tinham destas coisa acreditavam que o pão bento não embolorava e guardado em casa abençoava a família e fazia que a vida levedasse, medrasse, encarreirasse... e, pelos  vistos, ainda há quem acredite e mantenha a tradição de guardar a cabeça da brindeira de um ano para o outro, também não perdemos nada em tentar pelo menos perseveramos esta singela e mimosa tradição!

O QUE ESTÁ NO ALTO:

A palavra altar, vem do latim "altare" com o significado de altear, elevar, destacar no alto, pelo que aqui vos mostro o nosso "altare " no Império das Bicas de Cabo Verde, São Pedro de Angra do Heroísmo, muito bem decorado pelas mãos do Sr. Moisés Leal, isto porque o que está  no alto é merecedor das mais lindas e ricas flores e sobretudo da nossa veneração, da nossa devoção e da nossa adoração.

Convidamos todos os Biquenses, e não só, a virem até ao império, ao longo desta semana, pelas 20horas e 30 minutos para junto deste altar elevarmos os olhos até ao que está no alto, dirigindo-lhe as nossa orações e pedindo perdão pelas faltas cometidas e forças para continuarmos a nossa caminhada.



.