domingo, 14 de março de 2021

De nariz "empinado"

 Sem eira nem beira:
















Estes últimos dias, quando vou a Angra, tenho andado de nariz " empinado" que é como quem diz de nariz levantado. Não penses que me deu algum ataque de "importancite" aguda, não, nada disso, não sou pessoa para essas coisas, sempre fui e sou uma pessoa simples e que olha os outros de igual para igual, contudo, há um responsável por esta minha singular atitude que é o velho ditado, ou a velha expressão,  que me tem andado a "bailar" na cabeça - " Sem eira nem beira"
Vi muitas vezes o meu pai pôr ao sol, numa eira improvisada, junto da nossa casa, os cereais e legumes que, quando secos eram batidos com um mangual que, depois de separados da respectiva casca, eram guardados em lugar seco para serem usados posteriormente, este é o  meu conhecimento empírico, cientificamente eira é uma palavra que  vem do latim "area" que é um terreno de terra batida, de considerável extensão.
Beira é a extensão do telhado portanto, quem não tinha "eira nem beira "isto é , não tinha casa, não tinha modo de vida, não tinha fonte de rendimento, estava na penúria, era um miserável e , segundo os antigos, era um mau partido para as suas filhas casadoiras!
Numa segunda versão diz-se que se dava o nome de eira   à extensão do telhado e que, quanto mais posses tinha o dono da casa, mais eira, isto é, mais camadas de telha ele incluía no beiral, os mais pobres, como disse anteriormente, não tinham condições construíam uma só fiada de telhas no beiral e então ficavam sem eira nem beira, só tribeira .
Foi para constatar este facto, que andei de nariz empinado, para olhar os beirais da nossa cidade, que nas casa mais antigas e naturalmente de gente abastada, ao tempo da sua construção, têm a cimalha, penso que para proteger as características varandas, das chuvas, depois a beira e a tribeira conforme podes ver pelas fotos.
Agora diz-me, se só se encontram coisas se andarmos a olhar para o chão, a olhar os beirais também se encontram ensinamentos.
Boa semana e Deus nos livre de nos encontrarmos no mundo sem eira, nem beira, nem pé de figueira!