Ao que sei, a PIETÁ (PIEDADE) é uma das mais conhecidas esculturas feitas por Michelangelo." É um tema de arte cristã, em mármore branco, que representa a virgem Maria com o corpo de Jesus nos braços, morto. Encomendada em 1498/99 por um cardeal francês para a antiga basílica de S. Pedro, para a capela dos reis de França" WIKIPÉDIA.
Esta obra tem sido replicada, ao longo dos anos, vezes sem conta e nos mais diversos materiais.
A PIEDADE de que te vou falar, é muito mais recente e menos valiosa, mas tem uma história interessante... Penso poder afirmar, que é dos fins do século XIX, e atravessou os mares, viajando até aos Açores, na primeira década do século XX, na bagagem dos avós maternos do meu marido que regressavam com a sua menina, a minha falecida sogra, para cá fixarem residência.
Esta PIEDADE, é um trabalho simples, em terracota, com uma bonita policromia, protegida num interessante quadro em três dimensões (caixa), que se pendura na parede e que na base tem um pequeno armário que guarda diversos utensílios necessários a serem utilizados quando da visita do pároco à habitação, para a comunhão ou sacramentos como a unção.
Muito interessante, para mim, com um intenso cunho histórico e religioso, que penso ter cabimento mostrar neste dia que vivemos, por lembrar a dor de uma mãe, Maria, perante o corpo do filho acabado de morrer...
Que Deus livre a todas as mães de experienciarem tal dor!
VOTOS DE UMA FELIZ E SANTA PÁSCOA.
Sem comentários:
Enviar um comentário