Quando prepara o almoço de hoje, lembrei-me de minha mãe que dizia que dia de ramos é dia de grãos porque não se devem comer ramos, isto é folhas de hortaliças neste dia, isto numa clara alusão aos ramos que aclamaram Jesus ao entrar em Jerusalém.
Por isso comíamos, nesse dia, canja com arroz,ervilhas,milho cozido, papas de arroz que eram " primas" do arroz doce, como dizia a minha mãe, porque eram feitas com menos ingredientes, feijão, papas grossas e sopa de grão que o meu pai chamava gravanço e eu pensava que ele, por ser iletrado, estava a dizer mal e só mais tarde fiquei a saber que a palavra que ele usava era um aportuguesamento de "grabanzo" da vizinha Espanha. Afinal ele sabia muito mais do que eu que passava os dias na escola, enquanto ele labutava de sol a sol...
Ainda mantenho esses hábitos porque afinal há tantos dias para comermos as outras coisas que não custa nada cultivar esta tradição que não sei se é só da minha família ou se mais alguém tinha este hábito, mas que para mim tem um sabor e um sentido muito peculiar.
Pelo que te contei penso que te será fácil adivinhar ou calcular de que constou o nosso almoço de hoje, Dia de Ramos / Dia de Grãos!
Sem comentários:
Enviar um comentário