domingo, 4 de dezembro de 2011

Celebrar o fado que canta a vida:

O fado que canta a vida e os seus fenómenos é agora mais do que nunca canção do mundo!
No Domingo passado, faz hoje oito dias, dia em que a UNESCO considerou o fado património cultural imaterial  da humanidade, o museu do fado abriu as suas portas ao público em geral para festejar tamanha honra.
Tive o gosto de visitar este espaço num dia tão emblemático para o fado e Portugal, na vertente cultural e pude apreciar exposições e actuações de vários artistas.
O museu do fado fica  em Alfama, no Largo do Chafariz de Dentro entre o campo das cebolas e a estação de Santa Apolónia e foi inaugurado em Setembro de 1988 e promove valor excepcional do fado como símbolo identificador da cidade de Lisboa e integra diversas valências como um vasto acervo museológico com diversas colecções muito importantes no panorama etnográfico e cultural. Este museu promove ainda vários cursos que contemplam as áreas de instrumentos, voz e reportórios.
Nesta visita pude apreciar um Malhoa/ 1916, " O Fado" da col. Museu da cidade/CML e muitas outras coisas que me deliciaram e me despertaram o apetite para uma posterior visita em dia mais calmo.
Recomendo vivamente este espaço para uma possível visita, contudo, enquanto isso não é possível aqui ficam estas imagens para que fiques com uma ideia do que é e de como está estruturado:

Sem comentários:

Enviar um comentário