( da revista UP, revista de bordo da TAP, pág.160)
Estas imagens, copiadas na Net., lembram S.João. Este santo, segundo S. Lucas, foi o precursor de Cristo,tendo sido a voz que clamava no deserto, anunciando a vinda do Messias. Filho de Zacarias e Isabel, só mais tarde,depois de ter baptizado Jesus é que recebeu o cognome de "O Baptista". No calendário religioso está-lhe reservado o dia 24 de Junho por ter sido o dia do seu nascimento. Tem o titulo de santo festeiro por isso há muita festa no seu dia em especial muita dança.
Há quem compre manjericos, cravos, alhos-porros e martelinhos para bater nas cabeças de quem encontre, naturalmente para os manter bem acordados para a folia. Comem-se sardinhas assadas, saltam-se fogueiras, enchem-se e largam-se balões, fazem-se concursos de janelas alusivas ao S. João, como a que acima se insere e marchas populares em vários locais do país querendo destacar aqui o que se passou em Angra do Heroísmo,ilha Terceira, a minha cidade.
A noite de S. João, com as tradicionais marchas dos adultos e a noite seguinte com as marchas das crianças foram, em Angra do Heroísmo, duas noites de magia, cor alegria, criatividade, pedagogia, arte e são convívio que dificilmente se pode explicar por palavras, só vendo, vivendo, sentindo, presenciando se pode ficar com a ideia do que se passou que impregnou a alma da multidão presente da alegria atribuída a este santo.
Sem comentários:
Enviar um comentário