segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Do trigo dourado aos pássaros de ferro:

 Do trigo dourado aos pássaros de ferro:

Tema do cortejo das festas da Cidade da Praia da Vitória muito bem escolhido, quanto a mim, sobretudo pelo seu aspecto pedagógico que tem sido bastante descurado na voragem dos tempos, outros valores se levantam, não é agradável lembrar certas coisas e, como referiu a professora Judite Parreira, organizadora e criadora do evento, as escolas da Terceira inexplicavelmente não se têm dedicado a explorar o assunto...Os programas e compêndios são feitos a  nível nacional e assim vamos nós nesta ignorância da nossa história e das nossas raízes.

Quanto a mim, embalada nesta história que é a história da minha família "bebi" todos os pormenores, todos os apontamentos e lembrei-me  desta fotografia  que trouxe  de casa dos meus falecidos pais: 

Carros de pacientes bois, bem carregados de molhos de espigas de trigo, na debulhadora à espera de serem debulhados para serem transformados no trigo que depois daria o pão alvo como diria Vitorino Nemésio.






Sem comentários:

Enviar um comentário