Com a chegada do Inverno e as temperaturas a descer logo apareceram os resfriados, as gripes, as constipações e as tosses e rouquidões. Imediatamente, a indústria farmacêutica aproveitou, como em anos anteriores, para fazer propaganda de produtos, que dizem eficazes, para fazer desaparecer esses males ou pelo menos aliviá-los...É ao ouvi-los que começo a pensar no meu pai, que por ser agricultor e lavrador, não podia fugir às intempéries, pois os animais tinham de ser tratados a horas e isso não tinha nada a ver com ventos fortes, frios, chuvas e ou nevoeiros; Vai daí que chegava muitas vezes a casa transido de frio e molhado até à medula, pois naquela altura os agasalhos e os impermeáveis não abundavam.
Parece-me que estou a ouvi-lo dizer à minha mãe:
- Havias de me pôr umas ventosas, Para ver se me levanto amanhã!
Lá ia a minha mãe, toda lampeira, buscar as ventosas que eram uma espécie de copos, mas côncavos na base, e de boca estreita e bordos largos, onde metia algodão embebido em álcool que cuidadosamente punha a arder e aplicava nas costas do meu pai. Aquilo provocava como que uma bola de pele dentro do copo, que eu à altura não entendia, mas que agora sei que o oxigénio se consumia, havia um afluxo de sangue e a circulação era activada libertando ou liberando as toxinas existentes no sangue.
E lá ficava o meu pai, deitado na cama , de costas para cima, nem um ouriço caixeiro, muito bem coberto, e no outro dia estava pronto de novo para o trabalho!
Naquela altura não havia as facilidades actuais, fazia-se e usava-se o que os antepassados faziam, a ventosaterapia, ao que julgo saber uma técnica milenar que já os índios utilizavam com chifres de animais e os chineses com copos de bambu, chegando depois essa técnica à Europa .
Penso que actualmente se estão implantando novamente estas técnicas que segundo os entendidos aliviam tensões, dores musculares e articulares e desintoxicam o organismo.
- Sentes-te mal com a chegada deste frio invernoso? - Ventosaterapia!
Se precisares empresto-te as ventosas que tenho, são só três mas não importa, a minha mãe improvisava com os copos da cozinha, e aí sim é que a coisa apertava, pois no dia seguinte a pele estava pejada de círculos vermelhos quase em carne viva.
Outros tempos, outras gentes...
Sem comentários:
Enviar um comentário