quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Já chega!!!

Já Chega!!!
Quando tinha a idade que apresento nesta foto, era uma jovem tímida , calada, pensada, assertiva, corava com facilidade, não era mandona e penso que não ofendia propositadamente ninguém. Mas não era desadaptada nem agressiva e gostava de socializar e de fazer amigos que felizmente tinha, alguns dos quais mantive pela vida fora!
Não estou a dizer que era um anjo ou uma santa, não, tinha as minhas falhas, como todas as pessoas, especialmente sendo jovem e inexperiente mas também tinha uma mãe que me estava sempre a dizer o que era bom e mau, o que ficava mal a uma senhora, o que não devia dizer e um pai que me aconselhava a ouvir os outros que, dizia ele, sabiam mais do que eu...
Ainda hoje, com esta proveta idade e tendo certa opinião formada sobre um assunto, não gosto de fingir certezas absolutas que não tenho. Por isso, não tenho "a certeza de estar certa" no raciocínio que abaixo formulo e que vem a propósito de ter presenciado um dia destes um facto que me pôs a pensar nas diferenças de gerações:
Ia eu atravessando a praça que fica em frente à escola Jerónimo Emiliano de Andrade, antigo Liceu, quando vejo um grupo de jovens, de ambos os sexos, que conversavam animadamente. Achei graça, pois um bom convívio é sempre salutar contudo, depressa fiquei desalentada e estupefacta pois o tipo de conversa de vocabulário de agressividade era de tal modo grosseiro e impróprio e de certa forma intimo que me fez voltar ao passado . Nunca disse nem nunca vi nem ouvi amigas minhas terem tais conversas, tal palavreado e tais atitudes em frente aos nossos colegas rapazes.
Gente bem alimentada, bem vestida em frente a uma boa escola com professores que, tenho a certeza fazem o seu melhor...
Na verdade e pensando bem, talvez não sejam verdadeiramente culpados pois na actualidade a privacidade deixou de existir, com as celebridades falando de tudo em público desde a sua vida sexual, de gravidezes fora dos casamentos ilegítimos, posando para revistas em ambientes faustosos que não são os seus, fazendo acusações a uns e a outros e em alguns casos com uma falta de decoro e um palavreado de bradar aos céus.
Que fazer perante tais exemplos de pessoas que em muitas casos a juventude admira e idolatra???
Portanto é caso para se dizer:
- Chega!!!
-Precisamos é de pessoas que saibam ouvir em vez de se porem em bicos de pés para serem ouvidas, pessoas que valorizem a privacidade de actos e palavras e sobretudo que sejam mais selectivos nelas!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário