Faz hoje precisamente um mês que vivemos na nossa casa, momentos ricos, embora fugazes que gostaria que fossem eternos.
Como gostamos muito de receber os nossos amigos aproveitamos o dia de tourada junto da nossa casa, para convivermos, apreciando deste modo o que a vida nos oferece de bom. Recordo e aprecio esses momentos passados, apreciando, saboreando e enaltecendo assim a vida visto que a nossa vida é composta de momentos passados que de tão marcantes permanecem na nossa memória.
Para os que não são de cá informo que dia de tourada na ilha Terceira é dia de porta aberta e de mesa posta para todos; são corridos quatro touros atados a uma corda manobrada pelos pastores de chapéus abeiros e camisolões brancos, os quais são estimulados pelos capinhas que os trabalham em bonitos passes de guarda-sol em punho, sendo mimoseados com palmas e olés da multidão.
O que dá o toque final a toda esta alegria é o chamado "quinto touro" altura em que os convivas se juntam à volta da mesa para conviverem apreciando os tradicionais petiscos e refrescando a garganta com uma cervejinha bem geladinha.
Quero mostrar-te uma especialidade feita por uma amiga nossa do Porto Judeu " papas grossas", freguesia onde são confeccionadas como em lugar algum da ilha Terceira. Falo da minha amiga Maria de Lurdes Melo que as fez e decorou com um tema apropriado, cá está o capinha com o seu guarda-sol chamando o touro, isto em canela, claro, que dá aquele sabor inconfundível...
Agora é esperar pelo ano que vem para voltarmos a viver momentos semelhantes. Contudo e porque digo que a vida é feita de momentos passados não quero aqui deixar de referenciar que neste dia me lembrei bastante de um amigo que há um ano esteve connosco muito contente e satisfeito e que já não se encontra entre nós, o Victor Rocha. É por isso que devemos aproveitar cada segundo, cada momento, cada oportunidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário