quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dia de Todos os Santos, Dia de Pão- Por-Deus


A igreja católica presta homenagem e venera no dia 1 de Novembro os seus santos e mártires que através das suas vidas e dos seus abnegados exemplos deram testemunho da fé cristã. Também neste dia as crianças saem à rua , em grupo,a pedir pão-por-Deus, de sacola colorida na mão, vão recebendo guloseimas e moedas.
Esta tradição , começa a misturar-se, especialmente nas cidades, com  o halloween que é uma expressão abreviada de all hallows day que significa dia de todos os santos, em inglês.
Em muitos países a noite anterior a este dia é muito importante porque se baseia na antiga  crença de que as bruxas e os fantasmas voltavam à terra para procurarem alimento e para levarem companhia para o outro mundo. Por isso, as pessoas usavam máscaras, quando saíam à noite, para não serem reconhecidas e se confundirem com os espíritos e levavam lanternas porque se acreditava que a luz e os fantasmas não se dão bem. É interessante saber estas coisas, contudo, isso não faz parte das nossas tradições, nem dos nossos usos e costumes,
Por cá temos o pão-por-Deus , as saquinhas coloridas a lengalenga __ Soca vermelha, soca rajada, tranca no c- a quem não dá nada!, a ida ao cemitério para lembrar os nossos mortos e o dia de finados ou dos fieis defuntos no qual nós rezamos pelos que estiveram junto de nós mas já partiram e esperam as nossas orações, acredito.




Antigamente havia muita pobreza e os pobres iam pedir de porta em porta e os que tinham mais um pouco expressavam a sua solidariedade dando em especial os produtos próprios da época, que a terra dava, como abóboras, milho, castanhas, pão e escaldadas que são uns bolos próprios desta época, dando origem a este costume de pedir pão- por- Deus.


1 comentário:

  1. No meu entender deve-se tratar esta infeliz tradição de outros países relativamente aos espíritos é como uma "Pobreza de Espírito", mas enfim deve-se respeitar o pensar de cada qual, até porque também há muitos que encaram a nossa tradição das touradas à corda como uma grande tolice, sem pés nem cabeça. Quanto às crianças pedirem o "Pão por Deus" pois bem estou plenamente de acordo, desde que se tratem de crianças pobres e verdadeiramente necessitadas, pois não faz qualquer sentido que percorram as casas algumas mães que estão muito bem de vida com os seus filhos pela mão, sem qualquer necessidade como já vi muitas vezes. Seria bem melhor ficarem em casa naquela manhã, junto dos seus maridos e com os seus filhos dando-lhes a educação que eles bem precisam e sobretudo colocando um "Pão por Deus" numa saquinha,composto por rebuçados bem gostosos, embrulhados e decorados com frases inscritas como respeito pelos outros, educação, paz, amor e sobretudo muito carinho que é o que hoje em dia se nota fazer mais falta no seio do ambiente familiar de uma grande parte das famílias e que se reflecte no exterior, com efeitos nefastos no futuro dos homens e mulheres do amanhã.
    José Henrique Gonçalves de Sousa

    ResponderEliminar