quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O meu Menino mija!


Tradicionalmente, nos Açores, faziam-se licores caseiros e eram tantos! ( de laranja,de café, de anis, de banana,cacau, de leite, de maracujá, de poejo, de tangerina, de vinho e outros). Estes licores, alguns dos quais feitos propositadamente para o Natal, eram dados a provar  nesta época ao que se chamava a mijinha do Menino.
Convidavam-se familiares para a mijinha do Menino:
- O meu Menino Mija!
-Vai à mijinha do meu Menino!
-O meu menino não está mal das urinas!
-Vai provar a mijinha do nosso Menino!
Era um carinho, uma doçura...
E lá se faziam agradáveis visitas, para desejar as boas- festas, apreciar o presépio, armado a um canto da casa com muitas leivas e musgos e coloridas figuras de barro ou então sobre a cómoda antiga,  coberta com bonita toalha de linho e decorada com camélias, tangerinas e pratinhos de trigo a rodear o Menino, e provar a mijinha à mistura com alguns figos-passados, rebuçados caseiros, caramelos, bolacha repúblicana e outros doces tradicionais.
Actualmente, ainda se mantém essa tradição, embora com alguns cambiantes ...Talvez já não se façam tantos licores que são substituídos pelos comprados e os doces e aperitivos sejam de outro tipo e com novas receitas , o presépio mantém-se e o hábito de se visitarem as casa de familiares, colegas e amigos, assim como o calor humaho que se gera à volta dessa tradição,  continua felizmente!
Quanto ao meu menino, aliás aos meus meninos, estão bem saudáveis, com os aparelhinhos como Deus manda, expelindo o precioso líquido que aquecerá os amigos, neste Natal.

- O meu menino mija !!!


2 comentários:

  1. Pois, já o saudoso e ilustre Dr. Vitorino Ñemésio dizia " Recordar é viver " e este pequeno texto ... o meu menino jesus mija ! é praticamente um pequeno historial do que era o Natal há cerca de trinta e poucos anos .... as pessoas viviam o espirito desta festividade, hoje já nem cheira a Natal ...porquê ??!! apenas uma coisa cada vez mais o sociedade está mais materialista e hipócrita....mas adorei este pequeno texto grandes lembranças...

    ResponderEliminar
  2. Estimada Senhora:

    Bem haja pelo seu blog que é um deleite.
    Ficava muito grata se por favor me pudesse informar onde posso encontrar o esquema em ponto de cruz do pano que tem o prato com o bolo.
    Agradeço muito a sua atenção e ajuda.
    Com gratidão e estima,
    Susana Restier Poças
    susanarestierpocas@gmail.com

    ResponderEliminar