Embora se diga que a tradição já não é o que era, neste 1 de Novembro,que assinala o dia de Todos os Santos e antecede o dia que a igreja católica estabeleceu ser o dia dos Fieis Defuntos, logo pela manhã, começaram a bater à minha porta bandos de crianças e algumas sózinhas ou acompanhadas por familiares, as mais pequenas, de saca colorida na mão, pedindo o Pão por Deus.
Foi uma alegria ver que ainda se repetem hábitos antigos com raízes profundas nas nossas crenças, maneiras de ser e de sentir os quais estão lentamente a serem substituídos pelo halloween, abóboras chapéus de bruxas, aranhas e outros.
Penso ser importante conhecer as tradições de outros povos o que não podemos é pôr de parte o que é nosso.. e o que os nossos avós nos deixaram foi a linda e colorida saca de retalhos onde cabem as esmolas, frutos secos, escaldadas, guloseimas ou algumas moedas que alegram o coração da criançada e o dos adultos que as vêem à sua porta como um sinal de que nem tudo está perdido!
Ainda temos as crianças e os jovens para nos emprestarem uma lufada de ar fresco...
Clara,
ResponderEliminarFiquei contente a ler o seu post e ao saber que a tradicao do Pao por Deus ainda (sobre)vive! Lembro-me de quando eu era crianca essa era uma dia magico para mim!... Por ca, ja se sabe, e o Halloween, que tambem nao deixa de ser engracado. Adorei ir a porta e ver as criancas fantasiadas com os seus cestinhos em forma de abobora e a gritarem "Trick or Treat!!!" :))) Mas, e claro que ai a tradicao nao e essa, e concordo plenamente consigo quando diz que o que devemos manter e aquilo que e nosso e que nos identifica!
Por falta de tempo tenho andado algo afastada dos blogs, mas sempre que posso passo pelo seu "Estrado" para ler as novidades!;)
Bj da Jo para si, marido e filho.